domingo, 15 de março de 2015

Datas comemorativas na educação infantil

         As datas comemorativas devem ser trabalhadas o ano todo, visto que algumas dessas datas é indispensável devido o grande valor cultural. O uso de datas comemorativas no ensino infantil como base para o planejamento de atividades pedagógicas é muito difundido, mas é preciso que haja uma reflexão por parte de professores e gestores das escolas se há um verdadeiro sentido na utilização desse recurso como ferramenta pedagógica.
            No entanto é preciso tirar proveito das datas comemorativas e através disso, mediar o conhecimento, podendo desenvolver o raciocínio, a criatividade, a atenção, o pensamento crítico, socializar, etc., mas acima de tudo estimular o aprendizado integral do educando. 

        No Maternal da Escola Olga Fortes atendemos crianças 2,3 e 4 anos de idade e conseguimos desenvolver diversas atividades, desde  datas comemorativas até as demais atividades que ajudam no desenvolvimento infantil.

        .Algumas destas atividades iremos destacar através de fotos e vídeos:
  •         O circo é uma data muito interessante para ser trabalhada na educação infantil, além de desenvolver várias habilidades nas crianças como coordenação motora, a criatividade, socializar, entre outros, conseguimos estimular na criança o gosto pelo circo e o respeito pela cultura circense.


  •        A Páscoa é uma data que com certeza deve ser trabalha na educação infantil,devido ser uma época de semear amor independente de religião. Os pequenos ficam muito entusiasmados com chegada do coelhinho e é o momento de trabalhar união,respeito ao próximo, coleguismo, enfim, conseguimos grandes resultados com essa data.



                                        Imitando o coelhinho.


                              Cestinhas confeccionadas com material reciclável.

 Atividades desenvolvidas em sala de aula



  •            Os índios tiveram e ainda tem muita influencia em nossa cultura, sendo que, é indispensável trabalhar essa data na educação infantil.

                    Conhecer, aprender e respeitar a cultura indígena e uma forma de preparar o educação paras transformações que ocorrem na sociedade.
                   










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!!!